Buscar
  • Gabriel Casagrande

A ORIGEM DOS DONUTS

Atualizado: 1 de Out de 2020

VOCÊ SABE DE ONDE SURGIRAM NOSSOS QUERIDINHOS DOUGHNUTS?

Já fique sabendo que não foi nada planejado...


Cada vez mais o donut é encontrado em balcões de padarias, cafés, confeitarias e até mesmo em gôndolas de supermercados e como toda história tem um início, falaremos um pouco sobre para que você já se conecte com o produto em sua essência.


O nome doughnut remete a “massa doce frita em gordura” e sua origem pode ser traçada por volta do ano de 1750, onde apareceu em um livro de William Ellis chamado “The Country Housewifes Family Companion”, que continha uma receita de um fritter (falaremos sobre ele mais tarde). Em 1802, no livro “The Frugal Housewife” (publicado só em 1829) de Lydia Maria Child foi encontrada uma receita de “Dough Nut”.


Há também uma menção às rosquinhas no livro “A History of New York”, de Washington Irving em 1809 e retrata que foram levadas à América pelos colonos holandeses em NY.


Outro Livro de Receitas publicado contendo informações sobre essa iguaria é datado de 1803, porém, um americano chamado Hanson Gregory defende ter inventado a rosquinha no formato de anel em 1847 durante viagem em alto mar em um navio comercial quando tinha apenas 16 anos de idade. Insatisfeito com a oleosidade das massas que já tinha comido (redondas, tranças, torcidos), que além de tudo ficavam queimadas por fora antes de ficarem totalmente cozidas por dentro, Hanson pegou uma pimenteira e perfurou o centro de todas as massas que sua mãe estava preparando, para evitar que o centro ficasse cru, pois o buraco no meio permitia que as rosquinhas cozinhassem mais rápido, aquecendo de fora para o centro até completa cocção.


Alguns historiadores defendem que o formato da rosquinha veio de um biscoito italiano cujo nome era JUMBLE, e era feito originalmente em formato anel.


Até hoje não há unanimidade quando o assunto é a origem das famosas rosquinhas, porém, sabemos que a iguaria foi difundida e imortalizada na América do Norte onde foi criado até mesmo o “Doughnut Day”, comemorado anualmente na primeira Sexta-feira de Junho e criado pelo The Salvation Army em Chicago no ano de 1938, para homenagear os seus membros que serviram rosquinhas para os soldados combatendo na Primeira Guerra Mundial.


CURIOSIDADE: foi inaugurado em 1948 por William Rosenberg e Stephen So um restaurante chamado Open Kettle no estado do Quincy em Massachusetts, que em 1950 se tornou a tão famosa DUNKIN’ DONUTS!


E você, sabia da origem dos deliciosos donuts?


Compartilhe o link do blog com seus(uas) melhores amigos(as) para que todos(as) tenham acesso à esse conteúdo!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo