Buscar
  • Gabriel Casagrande

GANACHES: O QUE SÃO?

Atualizado: 1 de Out de 2020

AQUELE PREPARO MACIO, BRILHANTE, DELICIOSO...

A ganache é uma emulsão estável entre a gordura (tanto do chocolate quanto da gordura adicionada) e água (presente na gordura). Feita de forma clássica com chocolate e creme de leite, forma uma mistura cremosa, brilhante e amplamente utilizada na confeitaria.


Pode basicamente ser feita aquecendo-se a gordura, adicionando em seguida o chocolate picado (em pedaços, gotas, etc.) e mexendo bem a mistura até que ele derreta por completo e adquira uma consistência suave, cremosa e brilhante.


Também é um dos preparos coringa da cozinha, podendo ser tingido, aromatizado, aquecido, refrigerado de acordo com a sua necessidade e demanda, tornando-se útil para coberturas, cremes, recheios e até mesmo para comer de colher!


A quantidade de gordura que deve ser adicionada ao chocolate em uma ganache varia muito de acordo com o fim que você deseja dar à ela, pois os diferentes tipos de chocolate possuem características e percentuais distintos de gordura em sua composição, assim como a proporção altera a textura final do produto, inutilizando-o para outros fins.


Entende a importância das proporções bem feitas?

Imagine comer um bolo com calda dura, ou com um recheio tão líquido que acaba sendo absorvido pela massa deixando sem textura e com menos camadas de sabor... Parece péssimo, não é? Acredite, é bem ruim.


Mas estamos aqui para te ajudar e garantimos: você não vai errar nunca mais!

Tendo conhecimento das proporções você consegue criar um produto com melhor qualidade, equilibrado, padronizado, tecnicamente correto, saboroso e como se isso já não fosse suficiente, você fica LIVRE de decorar receitas! Sim, livre!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo