Buscar
  • Gabriel Casagrande

GARAM MASALA: O FIM DOS TEMPEROS ARTIFICIAIS

MIX DE TEMPEROS NATURAIS COM UM TOQUE DE ANCESTRALIDADE E MUITO SABOR!

Já consegue imaginar os aromas desse preparo só pela foto?!


O Garam Masala é uma mistura de especiarias típica da gastronomia da Índia, mas também encontrada em países ao sul da Ásia e seu nome pode ser traduzido como "mistura quente"). É um preparo super simples de fazer, extremamente versátil, pode ser utilizado em doces ou salgados e também (apesar de possuir variações) um tempero BASTANTE condimentado, mas não necessariamente apimentado.


Os masalas são preparos repletos de ancestralidade, pois muitas vezes, as receitas são passadas através das gerações e claro, cada família possui a sua receita exclusiva! Então imagine só a quantidade de variações e possibilidades que o masala pode adquirir, genial!


As variações de receitas ocorrem não só entre famílias, mas também se moldam geograficamente e mudam de acordo com a regionalidade e disponibilidade de ingredientes. Os ingredientes mais comuns são: grãos de pimenta-do-reino, cardamamo, canela, cominho, sementes de coentro, cravo, anis-estrela, louro, noz-moscada, sementes de cominho entre outros.


Algumas variações muito saborosas adicionam ervas secas nessa mistura de especiarias, garantindo toques herbais e refrescantes, cebola, alho, frutos secos ou até mesmo líquidos como sucos cítricos, vinagre e até mesmo leite de coco, com o intuito de tornar a mistura uma espécie de pasta mais cremosa.


Toda essa mistura pode criar um equilíbrio ou "levantar" ainda mais um sabor específico no prato que será consumido e geralmente é utilizado em preparos de longa cocção ou adicionado ANTES de cozinhar o alimento e não na finalização. Por conta dos temperos secos é necessário tempo e paciência para que eles liberem sabores e aromas "escondidos" pelo processo de desidratação, além de não serem ingredientes muito agradáveis de serem consumidos puros.


Agora que você já sabe o que são os masalas, já separa o caderninho que vem receita! Você é livre para criar suas próprias misturas e ter um masala EXCLUSIVO da sua família, além é claro de poder criar diferentes misturas para diferentes tipos de preparo (carnes bovinas, peixes, carnes brancas, doces, etc.).


Bora pra receita?!


- INGREDIENTES:

- 4 bagas Cardamomo

- 8g Sementes de coentro

- 8g Sementes de cominho

- 4g Sementes de erva-doce

- 1 pau Canela (quebrado em pedacinhos)

- 2g Cravo-da-índia

- 5g Pimenta-do-reino preta

- 0,5g Noz-moscada (ralada)

- 3 folhas Louro (seco)

- 0,5g Orégano (seco)


- MODO DE PREPARO:

- Abra as bagas de cardamomo e retire as sementes.

- Junte todos os ingredientes (com exceção da noz-moscada, louro e orégano).

- Pré-aqueça o forno a 180ºC.

- Coloque a mistura para tostar no forno por 5 minutos aproximadamente.

- Retire a mistura do forno e espere esfriar um pouco.

- Misture a noz-moscada, louro e orégano às especiarias.

- Coloque em um moedor de temperos ou processador de alimentos para obter uma mistura mais fina e delicada.

- Acondicione em um pote hermético, longe de calor e umidade por tempo indeterminado.


Esse masala combina muito bem com: carnes bovinas, cornes suínas e de caça, podendo até ser utilizado para aves! Só não recomendamos utilizar em peixes, pois possuem uma carne mais delicada e que pede um tempero igualmente delicado.


Curtiu o conteúdo? Vai abrir mão de temperos industrializados e agregar muito mais sabor à sua comida de forma natural, saudável e gastando quase nada?


Então já compartilha esse conteúdo com a família e amigos, mande pra alguém que você acha que vai curtir também! Ajude a gente a alcançar e facilitar a vida de mais pessoas!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo