Buscar
  • Gabriel Casagrande

MAÇÃS ASSADAS COM MEL DE LARANJEIRA E ESPECIARIAS

UMA SOBREMESA APAIXONANTE, SIMPLES, SABOROSA E FEITA PARA IMPRESSIONAR

Fruto proibido? Imagina depois de assado e coberto com mel...


A maçã é um dos pseudofrutos mais cultivados ao redor do mundo, proveniente da macieira, que floresce na Primavera e produz frutos no Outono. A macieira é uma árvore originária da Ásia Ocidental e levada à América do Norte pelos colonizadores europeus, trazida posteriormente às Américas Central e do Sul.


Possui uma série de benefícios para a saúde como diminuição do colesterol, reduz risco de câncer de cólon, auxilia na perda de peso, previne doenças cardíacas, regula os movimentos intestinais, e muito mais! Além de possuir boa quantidade de fibras alimentares, Vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e C) e Minerais (Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Zinco).


Com tantos benefícios para a saúde não dá para não ficar tentado(a) pelo "fruto proibido", não é? Quem somos nós para resistir ao fruto que tentou Eva e Adão?


Existem inúmeras variedades naturais e híbridas de maçã ao redor do mundo, mas para essa receita a seguir usaremos a FUJI, um híbrido desenvolvido em Fujisaki (Japão) na década de 1930 a partir do cruzamento das americanas Red Delicious e Virginia Ralls Genet. Elas são grandes, doces e crocantes, se mantém frescas o ano todo e facilmente encontradas em qualquer mercado ou hortifruti.


DICA: você também pode usar a Granny Smith, a tão conhecida "Maçã Verde". Ela possui uma textura macia, bastante suculenta e tem uma acidez natural INCRÍVEL!


Pega o caderninho e... Bora pra receita?!


- INGREDIENTES:

- 4 u Maçã Fuji

- 80 g Geleia de damascos (recomendamos a @candolaoficial)

- 20 g Uva-passa branca

- 20 g Uva-passa preta

- 60 g Amêndoas picadas

- 30 g Amêndoas inteiras

- Q.B. Canela em pó

- Q.B. Cravo em pó

- Q.B. Sal refinado

- Q.B. Raspas de laranja (de preferência Bahia)

- Q.B. Sumo de laranja (da mesma)

- Q.B. Mel de flor de Laranjeira

- Q.B. Açúcar de confeiteiro

- 1 u Favo de mel (opcional)


Q.B. = Quanto baste ou "à gosto"


- MODO DE PREPARO:

- Lave as maçãs e retire a tampa.

- Cave a maça com uma colher ou faca (cuidado com os dedos) para que abra uma cavidade funda o suficiente para retirar o centro, as sementes e que possibilite colocar o recheio.

- Misture a geleia de damasco, as uvas passas brancas e pretas, as amêndoas picadas, tempere com cravo, canela, uma pitada de sal e um pouco do sumo da laranja.

- Recheie as maçãs com essa mistura.

- Pré-aqueça o forno a 180ºC.

- Coloque as maçãs em uma assadeira com papel vegetal ou untada com manteiga e cubra com folha de alumínio.

- Asse por cerca de 10 minutos e retire do forno.

- Aumente a temperatura para 200ºC.

- Retire a folha de alumínio, regue o topo das maçãs com mel e volte ao forno por cerca de 5 minutos.

- Retire as maçãs do forno e coloque no recipiente que deseja servi-las.

- Regue as maçãs com mais mel, coloque as castanhas inteiras, disponha pedaços do favo de mel (caso queira) e finalize com as raspas de laranja e polvilhando o açúcar de confeiteiro no topo.


DICA: essa sobremesa pode ficar ainda melhor se comê-la acompanhada de uma bola de sorvete de baunilha, para agregar mais uma cada de sabor, uma nova textura e um contraste de temperaturas diferentes no preparo.


CURTIU?!


Então já manda essa receita para alguém que vai curtir muito também!


Compartilha essa receita em suas redes sociais e nos ajude a atingir mais pessoas, assim podemos melhorar cada vez mais a vida delas!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo