Buscar
  • Gabriel Casagrande

PEIXES: COMO TEMPERAR UMA CARNE TÃO DELICADA?

DICAS QUE ELEVAM O PEIXE PARA OUTRO NÍVEL DE SOFISTICAÇÃO COM DELICADEZA

Isso também pode ser usado com frutos do mar, okay?


Ao pensar em quais temperos usar para temperar uma proteína animal, as primeiras coisas que passam na cabeça é: o que usar? Será que vai ficar bom? Isso combina?


Para começar precisamos pensar em qual a origem daquela proteína, por exemplo, os peixes podem ter vindo de rios, lagos, oceano ou tanques mas basicamente são divididos em: peixes de água salgada ou de água doce.


Depois de entender o habitat do ingrediente, precisamos mapear quais sensações aquele lugar nos traz, por exemplo, o oceano (ou a praia em si): sol quente, brisa refrescante, salgado do água, texturas diferentes (areia seca, areia molhada, água, rochas, plantas...). Com isso vai ficar mais fácil pensar no que usar para temperar ou acompanhar aquele animal, afinal, você vai poder imaginar quais ingredientes causam aquelas sensações! Por exemplo, veja abaixo:


- Sol quente = calor = picância / ardor = pimenta, gengibre, alho

- Brisa refrescante = alívio = frescor = ervas frescas, cítricos

- Areia seca = crocância = farofa, crostas, etc.

- Areia molhada = coisas "moles" = purês, mousses, mousselines, etc.

- Água = líquidos = molhos, emulsões


Está vendo como está tudo atrelado? A Natureza é tão perfeita que nada é por acaso! Quando você entende que aquele ingrediente já foi um ser vivo e que ele pertencia à um habitat de forma natural, que ele tinha costumes, alimentação e estilo de vida próprios, você consegue sentir nuances de sabores possíveis para consumi-lo.


O segredo de tudo está no equilíbrio, ingredientes de sabor leve e delicado combinam com preparos igualmente leves e delicados, assim como temperos com potência de sabor exigem preparos igualmente potentes.


Pega o caderninho e... Bora pra receita?!


- INGREDIENTES:

- 90 ml Azeite de Oliva extravirgem

- 40 ml Sumo de Limão (Tahiti, Siciliano, Cravo...)

- 2 dentes Alho amassado (ou triturado)

- 2 g Sal refinado

- Q.B. Pimenta-do-reino preta

- Q.B. Pimenta-do-reino branca

- Q.B. Tomilho fresco (ou tomilho-limão)


Q.B. = Quanto baste ou "à gosto"


- MODO DE PREPARO:

- Misture todos os ingredientes.

- Amasse-os com um pilão até ficar com consistência de uma pasta (ou pode passar no liquidificador ou processador de alimentos).

- Pincele esse tempero no peixe antes da cocção (grelhar, assar, fritar,etc.).

- Se preferir, conserve o peixe em geladeira imerso neste tempero por algumas horas, isso irá intensificar ainda mais os sabores, pois o peixe irá absorver parte deles.


CURTIU?! Fácil, né?!


Se esse conteúdo foi útil pra você, mande para alguém que será ajudado(a) por essas informações! Se você acha que pode ajudar ainda mais pessoas, compartilhe o link em suas redes sociais! Vamos criar uma corrente de conhecimento!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo